Ranking com as 5 Melhores Capitais para Instalar Energia Solar Fotovoltaica

Ranking das Capitais Com Maior Radiação

Você já deve ter se perguntado quais são as cidades brasileiras com maior potencial para geração de energia solar fotovoltaica. Hoje mostraremos para você quais são as 5 capitais brasileiras que possuem a maior irradiância ou radiação solar, definida como o fluxo de energia emitida pelo Sol e transmitida sob a forma de radiação eletromagnética, medida pela potência total de energia proveniente do Sol por unidade de área (kWh/m²). Essa irradiância é o ponto de partida para se avaliar quanto de energia pode ser produzida num local.

Quando pensamos em gerar energia elétrica a partir de módulos fotovoltaico logo pensamos que o nordeste brasileiro deve conter as melhores cidades para essa geração, afinal quando pensamos em nordeste logo vem a nossa cabeça um local ensolarado. Mas será que todas estas as melhores cidades para gerar energia solar fotovoltaica estão localizadas na região nordeste? É o que iremos descobrir em breve.

Primeiramente gostaríamos de esclarecer qual foi a metodologia utilizada para chegarmos aos nomes das cidades. Nosso estudo foi baseado na análise da radiação solar incidente sobre as cidades, utilizando sua inclinação ideal. Os dados são provenientes do software Solergo que utiliza a base de dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar 2ª Edição.

Nesse artigo iremos apresentar apenas as capitais brasileiras. Há cidades localizadas no interior dos Estados que possuem maior radiação solar do que a sua capital, ou seja, a capital nem sempre é a melhor cidade do Estado para instalação de energia solar fotovoltaica.

Vale recordar que quanto maior a irradiância, maior será a energia elétrica produzida e que isso terá um impacto positivo no payback do capital investido.

Vejamos abaixo quais são as 5 capitais brasileiras com a maior irradiância anual:

A capital cearense aparece em primeiro lugar, com irradiância de 2092 kWh/m² ao ano.

Em segundo lugar vem a capital do Rio Grande do Norte, conhecida como a cidade do Sol. Ela possui a irradiância anual de 2056 kWh/m².

A terceira capital com maior radiação do Brasil é a capital piauiense, Teresina. A cidade possui irradiância anual de 2023 kWh/m².

A capital pernambucana, Recife, segue Teresina de perto, com irradiância anual de 2021 kWh/m².

A capital paraibana fecha o nosso ranking. Por uma diferença de apenas 0,2 kWh/m², João Pessoa está a frente de Maceió, com a irradiância anual de 2004,8 kWh/m².

Você acertou caso tenha achado que essas cidades estavam todas localizadas na região nordeste. Mas não se engane, nem todas as capitais nordestinas estão a frente de outras capitais. Um bom exemplo é o que podemos notar nas cidades de São Luís e Salvador, que possuem irradiância menor do que em Goiânia e na nossa capital federal, Brasília.

Além da quantidade de raios solares incidentes sobre o local de instalação da usina solar fotovoltaica, outro fator extremamente importante para que se avalie o payback do investimento é a tarifa de energia. Quando maior é esta tarifa, menor será o prazo para retorno do seu investimento. Em breve disponibilizaremos um novo conteúdo analisando quais são as tarifas cobradas pelas concessionárias em nosso país.

Deixe um comentário