A capacidade geradora das maiores usinas solares ao redor do mundo vem apresentando crescimento em sua potência instalada. Estas grandes instalações, com potência acima de 300 MW estão sendo realizadas principalmente na China, Estados Unidos e Índia. Entre as 10 maiores usinas solares fotovoltaicas do mundo, 6 estão localizadas na Índia, 4 estão na China, 1 no México. Com mais usinas nestas posição, hoje a Índia possui a maior usina fotovoltaica do mundo em plena operação.
Quer saber quais sãos os países maiores produtores de energia solar fotovoltaica do mundo? Então veja o artigo: Ranking Com Os 5 Países Maiores Produtores De Energia Solar Do Mundo.
Saiba agora quais são As 7 Maiores Usinas Fotovoltaicas do Mundo:
O Bhadla Solar Park é um dos maiores parques solares da Índia, que está espalhado por uma área total de 10.000 acres (40 km²) em Bhadla, Phalodi tehsil, distrito de Jodhpur, Rajasthan, Índia. O parque tem uma capacidade de 2.255 MW. O parque testemunhou uma das ofertas mais baixas de tarifa de ₹$ 2,44 (aproximadamente R$0,13) por kWh, que é a mais baixa para a energia solar na Índia até o momento. Em setembro de 2018, a Acme Solar anunciou que tinha encomendado a energia solar mais barata da Índia, 200 MW em Bhadla.
O Tengger Desert Solar Park é a segunda maior usina fotovoltaica do mundo. Ela está localizada em Zhongwei, Ningxia, China. Atualmente cobre uma área maior (43 km²) e tem uma maior potência de pico (1.547 MW) do que qualquer outra da China.
O Kurnool Solar Park está espalhado por uma área total de 5.932,32 acres (24 km²) nas aldeias de Gani e Sakunala, no distrito de Kurnool. A região é árida. O parque utiliza mais de 4 milhões de painéis solares com capacidades de 315 e 320 Watts. Os painéis são conectados a quatro estações de 220/33 kV de 250 MW cada e a uma subestação de rede de 400 / 220kV através de quase 2.000 quilômetros de circuito de cabos. Durante um dia ensolarado, o Kurnool Solar Park é capaz de gerar mais de 8 milhões de kWh de eletricidade, o que é suficiente para atender praticamente toda a demanda de eletricidade no distrito de Kurnool.
Com a Fase I de 1.000 MW concluída e uma capacidade total é de 3.000 MW em 3 fases, a usina de energia solar de Datong na China tem o potencial de ser a maior usina solar do mundo depois de concluída. De acordo com estatísticas do governo, de julho de 2016 a janeiro de 2017, Datong gerou um total de 870 GWh de eletricidade, o equivalente a mais de 120 milhões de watts por mês de geração de energia.
Em 2013, uma estação solar fotovoltaica foi construída com uma capacidade nominal de 320 MWp (Fase I), cobrindo 9 km². Um adicional de 530 MWp (Fase II) foi concluído em 2015, cobrindo mais 14 km², levando Longyangxia Dam Solar Park a uma capacidade de 850 MWp, uma das maiores centrais fotovoltaicas no mundo.
A estação de energia solar é integrada à usina hidrelétrica. O parque é acoplado a uma das turbinas hidrelétricas, que regulam automaticamente a produção para equilibrar a geração variável da energia solar antes de despachar energia para a rede. Isso limita os problemas ligados à geração solar variável enquanto ajuda a conservar a água.
A usina fotovoltaica, localizada no estado mexicano de Coahuila, poderá produzir mais de 1.700 GWh por ano, uma vez totalmente operacional. Villanueva é a maior usina fotovoltaica do Grupo ENEL no mundo e o primeiro projeto de energia a começar a operar após a entrada em vigor da reforma energética do México.
Em 22 de março de 2018, a Enel Green Power México inaugurou a usina solar fotovoltaica Villanueva de 754 MW em Viesca, Coahuila, após o início da produção de energia pelo parque Villanueva 1 de 427 MW, que juntamente com o parque Villanueva 3 de 327 MW compõe a instalação fotovoltaica geral. Uma vez totalmente operacional, Villanueva será a maior instalação fotovoltaica produtora de energia nas Américas.
O Rewa Ultra Mega Solar é um parque solar operacional distribuído em uma área de 1.590 acres (6,4 km²) no distrito de Gurh, no distrito de Rewa, em Madhya Pradesh. O projeto foi encomendado com 750 MW de capacidade em julho de 2018.