Em junho de 1945 a Fronius foi fundada em Pettenbach, Áustria, por Günter Fronius, iniciando a produção de carregadores de baterias e transformadores de solda. Cinquenta anos depois, em 1995, foi fundada a unidade de negócios Energia e Meio Ambiente, com foco na tecnologia fotovoltaica e nos sistemas de carregamento de baterias. Lançamento da rede “Sunrise” conectada ao inversor solar para geração de energia a partir da energia solar e transmissão para a rede de energia elétrica. A Fronius está presente no mercado brasileiro há mais de 15 anos. E no final de 2003, finalmente concretizou-se a abertura da subsidiária da Fronius Internacional no Brasil. Inicialmente em um galpão de 800m² em São Bernardo do Campo, dando sequência à abertura de uma filial no Paraná, posteriormente em 2008, a mudança de São Bernardo para Diadema, para um galpão de 2.627m² com melhor estrutura para atender ao crescimento da Fronius no Brasil. Em 2013, foi inaugurada a segunda filial em Contagem , estado de Minas Gerais.A Fronius mostra a sua competência em três divisões. Mas em tudo a originalidade é um dever. Agora vamos analisar um produto da Fronius. Muitos já foram desmontados, analisados e reproduzidos, mas, no final, não saem com o mesmo desempenho. Porque desempenho não pode ser copiado. Desempenho é inconfundível.Estas são as três divisões da empresa:
  • Carregadores de Bateria;
  • Energia Solar;
  • Tecnologia de Soldagem.
Iremos nos focar apenas na divisão de Energia Solar, nosso principal foco de atuação. A tecnologia fotovoltaica é uma forma relativamente nova de obter energia.  Ela designa a tecnologia para obter energia elétrica a partir da luz solar. Isso significa energia limpa e renovável. Não é de se admirar que essa questão esteja se tornando cada vez mais importante. Desde 1992, a Fronius tem se ocupado com a tecnologia fotovoltaica, em especial com a energia solar – o controle do sistema fotovoltaico. Estão sendo desenvolvidos sistemas inversores inovadores que transformam a corrente contínua – que é obtida através do módulo solar – em corrente alternada utilizável. A energia produzida é então repassada para a rede pública.Atualmente a Fronius fornece diversas linhas de inversores solares, tanto monofásicos quanto trifásicos, além de inversores centralizados, com potência que varia de 1.5 kW a 100 kW. Veja abaixo a linha de produtos atuais disponibilizada pelo fabricante:
  • Galvo – monofásico com potência de 1.5 kW a 3.1 kW;
  • Primo – monofásico com potência de 3.0 kW a 8.2 kW;
  • Symo – trifásico com potência de 3.0 kW a 20 kW;
  • Eco – trifásico com potência de 25 kW e 27 kW;
  • Agilo – trifásico com potência de 75 kW e 100 kW.
Os inversores Fronius possuem garantia nacional de 5 anos, com extensão para 7 anos mediante registro no site do fabricante.