PERGUNTAS FREQUENTES
Estas são as perguntas mais frequentes e suas respostas
A energia solar é composta por um conjunto diversificado de tecnologia, em três tipos principais: fotovoltaica, aquecimento solar e energia solar concentrada. Proprietários de imóveis residenciais e empresas estão interessados principalmente nas duas primeiras tecnologias, enquanto utilizadores e desenvolvedores de projeto de energia em grande escala utilizam principalmente este último.
Os painéis fotovoltaicos produzem eletricidade diretamente a partir da luz solar, enquanto as tecnologias de aquecimento usam energia térmica (calor) para alterar a temperatura da água e do ar. Os painéis fotovoltaicos não possuem partes móveis e usam um inversor para alterar a corrente contínua que produzem para a corrente alternada.
A tecnologia de aquecimento é frequentemente usada para aquecer água para uso doméstico (chuveiros e/ou piscinas), mas também pode ser utilizada para aquecer ou arrefecer o ar em edifícios.
A maioria dos sistemas de energia solar concentrada usam luz solar concentrada para conduzir uma turbina de vapor tradicional, criando eletricidade em grande escala. Existem também tecnologias solares concentradoras que utilizam tecnologia fotovoltaica para produzir eletricidade sem um processo térmico.
Os painéis fotovoltaicos podem usar luz solar direta ou indireta para gerar energia, embora sejam mais eficazes em luz solar direta. Os painéis solares ainda funcionam mesmo quando a luz é refletida ou parcialmente bloqueada por nuvens.
Chuva realmente ajuda a manter seus painéis operando de forma eficiente por limpar qualquer poeira ou sujeira. Se você mora em uma área com alto índice de chuvas, a energia gerada por seus painéis durante as horas de sol compensará a energia que você usa à noite e outras vezes quando seu sistema não está operando em plena capacidade.
Cada telhado é diferente, e os instaladores solares podem fornecer a melhor informação em qual valor irá custar a instalação solar na sua residência ou empresa. Uma vez que os clientes solares potenciais começam a explorar suas opções, eles geralmente descobrem que o custo total inicial da energia solar é menos relevante do que as condições de financiamento, retorno sobre o investimento e cálculo do fluxo de caixa.
Alguns clientes de energia solar economizam mais em seus pagamentos de eletricidade do que pagam pelos painéis, o que significa que seu investimento é positivo desde o primeiro dia.
A energia solar on-grid é uma tecnologia que oferece uma maneira de corrigir a sua taxa de eletricidade por mais de 25 anos. Os painéis livres de manutenção têm uma garantia de produção de 25 anos e a expectativa de vida útil é de até 50 anos (a produção começa a diminuir com o passar do tempo, mas ainda é significativa).
Um sistema fotovoltaico ligado à rede pode protegê-lo de aumentos de preços de eletricidade por décadas. Essa é uma sensação de segurança energética que é difícil de duplicar.
Os nossos clientes se sentem melhor sabendo que eles estão produzindo sua própria eletricidade sem qualquer dano ambiental – que eles são parte da solução de energia e não mais parte do problema.
Quanto mais cedo você começar a gerar sua energia, mais cedo irá desfrutar dos seus benefícios. Se você esperar por alguma tecnologia não comprovada a ser lançada, você terá perdido a oportunidade de gerar sua própria energia agora.
Os equipamentos para instalação de um sistema solar tiveram uma queda no custo em cerca 70% na última década. Energia solar é como poupar para a aposentadoria – quanto mais cedo você começar a fazê-lo, melhor.
Os inversores de energia são relativamente silenciosos, emitindo cerca de tanto barulho como uma geladeira. Eles são geralmente instalados em salas de serviço, porões ao lado sistemas mecânicos existentes ou na área externa da casa ou empresa.
Quando a energia da rede cai, o sistema elétrico solar ligado à rede também cai. Isto é para evitar qualquer retro-alimentação acidental da eletricidade solar à rede que pode colocar em perigo os trabalhadores empenhados no restabelecimento de energia. No entanto, é possível a instalação de módulos de bateria, fornecendo energia de backup limpa em caso de falta de energia.
Sistemas de painéis solares são feitos de vidro temperado durável e exigem pouca ou nenhuma manutenção para os 25 a 35 anos que eles vão gerar energia. Na maioria dos casos, esta manutenção está relacionada a limpeza dos módulos. A limpeza pode ser feita duas vezes ano ano.
Caso algum defeito ocorrer, a maioria dos fabricantes de equipamentos incluem garantias, que dependem da empresa fabricante.
Caso o sistema de energia solar gere mais energia do que o seu consumo, será gerado um crédito energético junto a concessionária, podendo este ser consumido nos próximos 60 meses.
Os painéis solares possuem garantia de eficiência de até 25 anos, portanto até esse prazo ele terá pelo menos 80% eficiência para gerar energia. Ao longo do tempo os módulos geram menos energia, chegando aos 25 anos com esta eficiência. A estimativa é que esses painéis possam gerar energia por até 50 anos.
Normalmente, os painéis solares possuem a garantia para defeito de fabricação de 10 anos. Os inversores possuem uma garantia menor, entre 5 e 7 anos.
Não. A ANEEL estabelece que há cobrança de consumo mínimo para os diferentes perfis de consumo. O consumo mínimo para locais onde a rede é monofásica é de 30 kWh. Em locais de rede bifásica o consumo mínimo é de 50 kWh. Já nos locais com rede trifásica o consumo mínimo é de 100 kWh. Aos clientes do grupo A, que são atendidos em alta tensão há a cobrança da demanda, que varia de conforme a instalação de cada consumidor.
O prazo para retorno de investimento dependerá de vários fatores, dentre eles: custo para a instalação, custo de financiamento (quando houver), localidade geográfica (algumas regiões geram mais energia do que outras), inflação do custo de energia da concessionária, além do custo de manutenção preventiva e corretiva. Atualmente este prazo varia entre 4 a 6 anos, sendo que o sistema é capaz de gerar energia por pelo menos 25 anos.